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MACUNAÍMA E A FORMAÇÃO DE UMA CULTURA BRASILEIRA
Fábio Della Paschoa Rodrigues
“A tentativa de implantação da cultura
européia em extenso território, dotado de condições naturais, se não
adversas, largamente estranhas à sua tradição milenar, é, nas origens da
sociedade brasileira, o fato dominante e mais rico em conseqüências.
(...) Trazendo de países distantes nossas formas de convívio, nossas
instituições, nossas idéias, e timbrando em manter tudo isso em ambiente
muitas vezes desfavorável e hostil, somos ainda hoje uns desterrados em
nossa terra. (...) Podemos construir obras excelentes, enriquecer nossa
humanidade de aspectos novos e imprevistos, elevar à perfeição o tipo
de civilização que representamos: o certo é que todo o fruto de nosso
trabalho ou de nossa preguiça parece participar de um sistema de
evolução próprio de outro clima e de outra paisagem.”
(Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil)
INTRODUÇÃO
O movimento
modernista da década de 20 ambicionava tornar o Brasil uma nação com
forma própria, conquistando nossa individualidade cultural e um lugar no
“concerto das nações”, como dizia Mário de Andrade. Nessa tarefa, o
autor modernista, baseando-se em certas teorias históricas e
filosóficas, empenhou-se em produzir um trabalho que afirmasse a
entidade nacional e assim criou o seu Macunaíma.
Neste trabalho, discutiremos questões nacionais levantadas por Macunaíma e as
influências e analogias entre a obra de Mário de Andrade e algumas das
grandes teorias históricas, particularmente as de Herder, Spengler e
Keyserling. Além disso, transportaremos as imagens macunaímicas para
nossa realidade atual “globalizada”, fazendo um pequeno paralelo entre
Macunaíma e o Brasil dos anos 90 do século XX.
AS INTENÇÕES DE MACUNAÍMA
Como o próprio Mário declarou, ele teve muitas intenções ao escrever Macunaíma,
tratando de diversos problemas brasileiros: a falta de definição de um
caráter nacional, a cultura submissa e dividida do Brasil, o descaso
para com as nossas tradições, a importação de modelos socioculturais e
econômicos, a discriminação lingüística etc. Mas a principal preocupação
de Mário de Andrade foi buscar uma identidade cultural brasileira. O
Brasil na época (e também hoje) não tinha “competência” para desenvolver
uma cultura autônoma e toma emprestado modelos europeus, que não se
adaptam ao nosso clima quente. A nossa cultura, então, deveria ser
distinta das outras e possuir, por outro lado, uma totalidade racial;
deveria provir das raízes que aqui haviam, das culturas populares
existentes nos recantos do país. O Brasil, como entidade cultural, seria
construído pela mistura de todas essas culturas (orais) de cada região
brasileira. É justamente o que o escritor faz em Macunaíma:
compõe a sua rapsódia reunindo lendas, folclores, crendices, costumes,
comidas, falares, bichos e plantas de todas as regiões, não se referindo
a nenhuma delas, misturando inclusive as diversas manifestações
culturais e religiosas, dando assim um aspecto de unidade nacional, que
não condiz com a realidade dividida de nossa cultura. Referindo-se a
essa “desgeografização”, Mário de Andrade anota num de seus prefácios
inéditos:
“Um dos meus interesses foi
desrespeitar lendariamente a geografia e a fauna e flora geográficas.
Assim desregionalizava o mais possível a criação ao mesmo tempo que
conseguia o mérito de conceber literariamente o Brasil como entidade
homogênea = um conceito étnico nacional e geográfico.”
Comentando esse
esforço de juntar os elementos constitutivos do ser nacional, Eduardo
Jardim de Moraes (In: Berriel, 1990) nota que:
“Na composição de Macunaíma e
em seus escritos críticos da época nota-se o cuidado rigoroso de efetuar
o levantamento do material que torna possível traçar o perfil do
Brasil. Era intenção de Mário de Andrade, em sua perspectiva analítica,
ao justapor os variados elementos culturais presentes na esfera
nacional, chegar à definição de um elemento comum que qualificasse todos
como pertencentes ao mesmo patrimônio cultural.”
Para Mário de
Andrade, a modernização brasileira, isto é, a conquista de uma
identidade cultural só seria possível se tomássemos consciência de
nossas tradições. Em entrevista concedida em 1925, o escritor afirma que
“ toda tentativa de modernização implica a passadização da coisa que a gente quer modernizar”. Vai mais além: “nós
só seremos de deveras uma Raça o dia em que nos tradicionalizarmos
integralmente e só seremos uma Nação quando enriquecermos a humanidade
com um contingente original e nacional de cultura”. Macunaíma é,
portanto, uma tentativa de modernizar o Brasil através do passado, de
nossas tradições; é também a tentativa de fundar a raça brasileira,
estreitamente ligada ao seu ambiente geográfico, ao seu clima.
Todas essas intenções
macunaímicas tomam por base conceitos de raça e cultura construídos
pela filosofia européia, particularmente a alemã. Ele como que tomou
emprestado certos conceitos, mas adaptando-os ao nosso clima quente.
Passemos então, a analisar os pontos de convergência entre sua obra e as
teorias históricas.
MACUNAÍMA E AS TEORIAS HISTÓRICAS
Comecemos analisando
as relações entre a obra andradiana e o pensador alemão Johann Gottfried
Herder (1744-1803). Para Herder, a característica mais importante da
história é a pluralidade e a individualidade das nações, justamente o
que buscavam nossos modernistas.
Apesar de não haver
material comprovando que Mário de Andrade leu Herder – conforme aponta
C. E. Berriel (1987), as idéias deste pensador são claramente notadas na
obra do escritor (que podem ter vindo através de Spengler ou do
Romantismo brasileiro, ambos influenciados por Herder). O filósofo
acreditava que “a literatura de uma nação deve ser verdadeira para com
as tradições e o caráter íntimo da mesma nação, e a sua atitude para com
a natureza” (Gardiner, 1995). Ora, Macunaíma é esta literatura:
busca resgatar as tradições folclóricas brasileiras e afirmar um caráter
nacional (que, para Mário, supostamente não há). O pensamento herdiano
enfatiza os conceitos de caráter nacional e de meio ambiente, em que há
uma unidade entre geografia, cultura e raça. Lendo atentamente Macunaíma,
percebemos que Mário de Andrade utiliza todos esses conceitos em
seu livro: nosso herói adquire características adequadas ao meio em que
vive, ao seu espaço geográfico (que depois abandonará como sabemos),
ele é a tentativa de fundar a raça brasileira a partir das “três raças
tristes” que dão origem ao brasileiro e, mais ainda, é a possibilidade
da criação de uma cultura nacional autêntica.
O escritor modernista
partilhava da mesma idéia de que a paisagem está dentro do ser humano,
como experiência coletiva ou individual de estar em um determinado
lugar, a natureza captada pelos sentidos. Na concepção de Herder, o
homem se origina a partir e dentro de uma raça, que está intrinsecamente
ligada à paisagem, como ele ilustra em uma metáfora:
“Tal como a água de uma nascente
recebe do solo donde brota a sua composição, as suas qualidades atuantes
e o seu sabor, assim o antigo caráter dos povos proveio de traços
raciais, do clima, do tipo de vida e da educação, das ocupações
primitivas e das ações peculiares a cada um desses povos.”
Neste sentido, Mário
traduz literariamente a filosofia de Herder. Ele acreditava que
deveríamos construir uma cultura, em sentido amplo, adaptada ao nosso
clima, à nossa paisagem. Em resposta a um questionário da Editora
Macaulay, em 1933, Mário declarou: “Tanto o meu físico como as minhas
disposições de espírito exigem as terras do Equador. Meu desejo é ir
viver longe da civilização, na beira de algum rio pequeno da Amazônia...”
Ele acreditava que a preguiça era uma necessidade para os povos de
clima quente como o Brasil, já que o “trabalho semanal e de tantas horas
diárias” era coisa de civilizações cristãs de clima frio.
Mário de Andrade problematiza em Macunaíma as idéias de Herder segundo as quais o destino de um povo “depende
primordialmente do tempo e do lugar em que nasce, das partes que o
compõem e das circunstâncias exteriores que o rodearam”. Para a
formação da entidade nacional é necessário superar todos esses
obstáculos que se impõem diante do herói: primeiramente ele não tem
caráter, não é ligado ao seu meio geográfico (que, inclusive, renega ao
final do livro), as partes (raças) que o compõem são conflitantes com a
opressão do componente europeu, o tempo em que o Brasil vive passa por
um período de transição, início da industrialização nacional.
Verificamos vários outros obstáculos que nosso herói encontra e que tem
relação com a teoria herdiana. Herder acreditava que os povos incultos
adquirem conhecimentos pela prática ou pelo intercâmbio com outros, mas Macunaíma (o
Brasil, na verdade) só importa conhecimento, não troca, ou quando o faz
troca “borboletas” por “idéias”, isto é troca o “exótico” pelo
“civilizado”. Ainda para ele, os povos permanecem ligados entre si,
influenciando uns aos outros, de acordo com a relação de maior ou menor
poder, em que o país submisso é subjugado pelo opressor; o Brasil, nessa
relação é quase totalmente submetido à cultura cristã européia e não
tem forças para influenciar esse continente. Enfim, o Brasil só se
consolidaria como entidade cultural se crescesse das próprias raízes,
como preconizava o filósofo alemão. Macunaíma, ao invés disso,
abandona suas raízes e se rende ao clima frio europeu, desprezando suas
tradições e renegando sua paisagem tropical.
Para Herder a história de um povo é orgânica (como também para Spengler, como veremos mais adiante): “uma nação, tal qual o homem, crescerá e morrerá, inevitavelmente”.
Mário de Andrade descreve literariamente a nossa história orgânica,
desde o nascimento da possível cultura brasileira até seu quase
desenvolvimento e enfim sua morte, ou seja, a vida de Macunaíma.
A influência de
Oswald Spengler (1880-1936), outro pensador alemão, na obra de Mário de
Andrade é patente e reconhecida. Mário leu e se inspirou na obra “A decadência do Ocidente” e em diversas passagens de Macunaíma reconhecemos imagens spenglerianas.
Segundo P. Gardiner (1995), Spengler dá preferência “ao
instinto, em oposição ao entendimento, à vida no campo em oposição à
vda na cidade, a fé e o respeito pela tradição em oposição ao cálculo
racional e ao interesse próprio, à intuição e à imaginação em oposição à
análise e ao método científico”. Ainda para Spengler, “uma
cultura nasce no momento em que uma grande alma despertar do seu estado
primitivo e se surpreender do eterno infantilismo humano; quando uma
forma surgir em meio do informe; quando algo limitado, transitório,
originar-se no ilimitado, contínuo. Floresce então no solo de uma
paisagem perfeitamente restrita, à qual se apega, qual planta”. Isto é, com algumas modificações, a descrição de Macunaíma.
Vejamos: Macunaíma é
essa alma adormecida que nasce do ilimitado (o “silêncio tão grande”) no
“fundo do mato virgem”, portanto, muito longe da cidade; ele usa sua
mágica (intuição) para agir e prever as coisas. Mas nosso herói ficará
para sempre “carinha enjoativa de piá”, pois enganara as tradições
folclóricas, que ora defende ora se afasta delas (defende o Pai do
Mutum mas foge de Capei); age sempre por interesse próprio, não tem
caráter; e não se apega “qual planta” à sua paisagem.
Percebemos no livro as diversas oposições levantadas por Spengler: destino x causalidade, cultura x civilização, história x natureza, crescimento e vida xdecadência e morte. Aliás, a oposição principal de Macunaíma não
é a do herói com o gigante Venceslau Pietro Pietra, mas sim a oposição
entre a mata tropical e a cidade temperada, ou seja, a oposição entre
cultura (tradição) e civilização, que é oposição básica de Spengler.
No percurso do “herói de nossa gente”, Mário tenta construir a cultura brasileira, segundo os conceitos de Spengler, para quem “as massas de seres humanos fluem numa corrente sem obstáculos, da qual surge de vez em quando a Kultur autoconsciente”;
porém, a falta de caráter do herói não possibilita o surgimento da
cultura brasileira. Além disso, o herói de nossa gente encontra
obstáculos na sua vida, quando está se desenvolvendo: ele se depara com o
roubo da muiraquitã (cultura brasileira) pelo gigante Piaimã – o Brasil
ao tentar construir sua unidade cultural encontra a Europa no meio do
percurso.
Assim como para
Herder, Spengler acredita que a força da cultura depende das raízes, da
adaptação à terra, à afinidade com a natureza e a consolidação da raça.
Para ele, “a História Mundial é a história da ascensão e queda de nações e raças”.
E a raça é uma questão de um “sentimento comum” que une gerações
sucessivas num todo. Spengler, como já dito, construiu uma concepção
orgânica de história e foi além de Herder, supostamente prevendo o
destino de todas as civilizações. Outro ponto de concordância entre os
dois filósofos era a afirmação de que cada cultura tem o seu caráter
específico ou “alma”. Na visão spengleriana “cada cultura tem as suas possibilidades de expressão, que surgem, amadurecem, decaem e não voltam a se repetir”.
Já vimos que Mário utiliza essas idéias em seu livro, contando a vida
do herói brasileiro, na verdade a vida da cultura brasileira.
Mário também crê na
concepção spengleriana de que a indústria (o estágio mais avançado da
civilização) é o grande inimigo da Natureza. Ela destrói as nações, as
culturas nacionais. A máquina altera a relação do homem com a Natureza,
interpondo-se entre eles. Macunaíma se vende às máquinas, quase se
tornando uma, e assim frustra-se a tentativa de se estabelecer uma
cultura nacional. O herói, como não tem caráter, é facilmente comprado
pelas atrações da máquina, esquece a natureza, renega as tradições. Na
cidade não há espaço para o sagrado, pois “isso de deuses era gorda mentira antiga”
como diz uma “filha da mandioca” para o herói. A máquina não era deus e
ninguém podia brincar com ela , pois ela matava. Ao refletir sobre
máquinas e homens, Macunaíma chega à conclusão de que “os homens é que eram máquinas e as máquinas é que eram homens”. Nesse momento, nosso herói começa a maquinar, ele absorve a civilização pois não tem caráter.
Na cidade não há
povo, mas uma massa. A cidade-máquina devora os homens e Macunaíma
também é devorado por São Paulo. Ele não consegue mais viver e, outro
solo que não esse, petrificado; a mata já lhe é estranha e monótona,
ele não compreende mais o silêncio que o originou. Assim, Macunaíma, nas
palavras de Spengler, “leva a cidade constantemente comsigo (...) perdeu o campo em seu interior e nunca mais o encontrará no mundo de fora”.
A gênese das
culturas, na teoria spengleriana, é representada pelo mundo rural, o
urbano é a corporificação da decadência das civilizações; a civilização “é
um epílogo, a morte seguindo-se à vida, a rigidez seguindo-se à
expansão (...) o mundo-cidade petrificante seguindo-se à mãe-terra.”.
Macunaíma, rendendo-se à civilização, entra em decadência, petrifica-se
e vê São Paulo se petrificar. Mário constrói uma imagem magnífica: para
ele, São Paulo deveria se preocupar com o exercício da preguiça, mas
como não tem caráter, ela se transforma em um imenso bicho preguiça de
pedra.
Mas a cultura
brasileira não morre de todo. Mário, de certa forma, acredita no Brasil e
deixa, no final do livro, a possibilidade de construirmos a nossa
cultura: Macunaíma, na verdade, não morre, sobe para o campo vasto do
céu, vira tradição, que poderá ser resgatada e transmitida (como aliás, é
transmitida ao próprio Mário noEpílogo).
Essa visão otimista
com relação à formação de uma nação brasileira, Mário deve a Keyserling,
único pensador que teve sua influência creditada explicitamente, num
dos prefácios inéditos.
Na concepção de
Keyserling, o homem é uma entidade real que se manifesta através de
criações culturais. A teoria dele, assim como a de Herder, afirma o
particularismo das culturas e ao mesmo tempo seu lugar universal. O
conceito de cultura keyserlinguiano está relacionado a um passado vivo e
a cultura “é a forma da vida, como imediata expressão do espírito (...)
é obrigação com relação a um passado vivo, (...) é exclusiva e,
portanto, estritamente limitada no exterior; é essencialmente unitária,
pelo que cada coisa particular nela pressupõe e alude à totalidade” (que, enfatizamos, é o conceito utilizado pelos modernistas de 20). Mas, diferentemente de Spengler, para ele “todas as culturas tradicionais do planeta estão em decadência”,
não só a civilização ocidental. Mas se Keyserling considera que todas
as culturas tradicionais estão em decadência, porque centradas “no irracional, no impulsivo”
– que é intransferível e, assim, não dando continuidade à cultura, por
outro lado, a cultura pode ser perpetuada através de tradições vivas.
Mário compartilhava
do otimismo de Keyserling, que acreditava que a tradição viva era a via
de transmissão da cultura, a despeito da decadência inevitável das
civilizações. Por isso Macunaíma, apesar de ter perdido a muiraquitã (a
cultura brasileira) vira constelação (tradição). Ou seja, agora ele se
transformou em instrumento de transmissão do que poderia vir a ser a
entidade brasileira. O projeto andradiano, portanto, pode ser resgatado
pelas gerações futuras.
Para Keyserling uma nova cultura se desenvolve “quando da mescla se origina o equivalente a uma nova raça definida”.
Esse postulado permite Mário de Andrade conceber a gênese da Raça
brasileira, criando seu herói a partir da mescla das três raças tristes
(índio, branco e negro). Nosso herói, infelizmente como sabemos, deixa
que sua porção branca oprima as outras e se vende à civilização
decadente, não definindo uma nova Raça. Cabe ressaltar aqui que a porção
branca de Macunaíma – vinda dos portugueses – já era mestiça e não se
constituía como Raça; citando Sérgio Buarque de Holanda em Raízes do
Brasil: os portugueses apresentavam “ausência completa, ou
praticamente completa de qualquer orgulho de raça (...) Essa modalidade
de seu caráter explica-se muito pelo fato de serem os portugueses um
povo de mestiços”.
Mário de Andrade
encontra outro ponto de apoio em Keyserling, com relação à aversão à
industrialização nascente, ao capitalismo verdadeiro, como nota
C.Berriel (1987):
“Keyserling oferece uma alternativa
“não-burguesa” de leitura da realidade histórica, ao rejeitar a economia
e a materialidade como formas explicativas. Assim, a crise da sociedade
contemporânea pôde ser vista, tanto por Spengler e Keyserling, como por
Mário de Andrade, como uma crise da cultura pura e simplesmente”.
Todas essas
postulações keyserlinguianas deram base para que Mário criasse seu
“poema fundador” da raça brasileira ligada à paisagem tropical, e, por
conseqüência, desenvolver a cultura brasileira. Ao pessimismo de
Spengler, Mário prefere a possibilidade keyserlinguiana de manter a
tradição brasileira viva, na esperança de que ela venha a se despertar
novamente; por isso mesmo é que escuta do papagaio a vida do herói de
nossa gente e nos transmite.
AS IMAGENS MACUNAÍMICAS E O BRASIL ATUAL
À luz das idéias e conceitos expressos em Macunaíma,
transportaremos algumas de suas imagens para o Brasil da era
globalizada. A intenção aqui não é aplicar uma teoria histórica (ou sua
releitura literária) à atualidade brasileira, nem fazer uma crítica
aprofundada sobre a cultura brasileira nos dias de hoje; para isso,
seriam necessárias pesquisa e análise mais aprofundadas. A intenção
é mostrar pontos de contato entre obra de Mário de Andrade e nosso
atual contexto cultural e econômico, é também mostrar que a tradição
macunaímica se faz sentir em nossos dias, com as mesmas questões que
preocupou os modernistas na década de 20.
A Globalização
implica na anulação da identidade nacional dos povos. Ela supostamente
unificaria todas as nações o que, na verdade, levaria à perda da
identidade cultural de cada nação. Neste sentido, a nova caminha para um
objetivo contrário ao das teorias de Herder, Keyserling e da proposta
modernista, em que a cultura se afirma como nação pela sua
particularidade. O mundo globalizado não admite tradições e
particularidades, num momento em que a palavra de ordem é “comunicação”.
Comunicação virtual, a informação em alta velocidade através da máquina
computador. Uma tribo africana sem e-mail ou home page ficará
obsoleta, entrará em decadência, muito mais rapidamente que as
civilizações preconizadas por Spengler. A civilização conquistou de tal
forma uma técnica apurada – as novas tecnologias, que aceleram
desenfreadamente o desaparecimento da cultura tradicional, como dizia
Keyserling.
A cultura brasileira,
seduzida por essa Uiara, está cada vez mais enxertada de
estrangeirismos, que passaram a ser considerados como agregados
culturais que contribuiriam para o enriquecimento de nossa “cultura”. O
povo (quer dizer, a massa) não se dá conta muitas vezes de que essas
“contribuições” na verdade fazem parte de um processo de “lavagem
cerebral” das nossas tradições, que a influência cultural e econômica
continua sendo unilateral. Não há fluxo de troca entre Brasil e a nova
civilização ocidental hegemônica, os Estados Unidos, por exemplo;
exportamos “futebol” e importamos “tecnologia”. Cada vez mais nossa
realidade é afetada pela bolsa de Nova Iorque, de Tóquio, de Hong Kong
etc... Cada vez mais a nossa cultura se rende a enlatados
norte-americanos, mexicanos, argentinos... pois a produção nacional
(quer seja cultural, social, econômica) não tem valor.
O atual herói se
vendeu muito mais facilmente à civilização que o Macunaíma. O novo herói
de nossa gente é o Sr. Presidente da República, Fernando Henrique
Cardoso (FHC) que, assim como Macunaíma, não tem caráter: lutou contra a
ditadura militar mas entrega agora o país ao capital estrangeiro; diz
estar ao lado do povo, mas no capítulo seguinte declara que os
aposentados são vagabundos e aprova um plano de previdência que
prejudica os trabalhadores; diz defender os pobres para depois salvar
bancos privados da falência, despendendo cifras milionárias e cobra mais
impostos dos cidadãos. Ele esquece nossas “tradições” e vende nosso
petróleo, nossa energia, nossas telecomunicações para os civilizados
europeus e norte-americanos. Os gigantes Piaimãs ACM, Tio Sam, FMI
querem devorar nosso herói que, para se salvar (entenda-se: salvar a si
próprio, não a nação) se transforma em Superman ou Tio Patinhas usando sua “mágica”. A Uiara Globalização seduziu nosso herói por completo, sem a hesitação de Macunaíma.
Percebemos que há
várias semelhanças entre as aventuras macunaímas e as aventuras de FHC.
Talvez Mário de Andrade, Spengler e Keyserling tenham razão e a depender
do novo herói, nosso quadro confirmará as teorias aqui comentadas,
reiterando o que Sérgio Buarque de Holanda declarou em seu Raízes do Brasil: “somos uns desterrados em nossa terra”.
BIBLIOGRAFIA
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__________. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter – Edição crítica de Telê Porto Ancona Lopez. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.
__________. O Turista Aprendiz. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1983.
BERRIEL, Carlos Eduardo (org.). Mário de Andrade hoje. São Paulo: Ensaio, 1990.
________. Dimensões de Macunaíma: Filosofia, Gênero e Época. Tese de Mestrado, UNICAMP, 1987.
GARDINER, Patrick. Teorias da História. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
HERMAN, Arthur. A idéia de decadência na história ocidental. Rio de Janeiro: Editora Record, 1999. Cap.7
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1971.
LOPEZ, Telê Porto Ancona. Macunaíma: a margem e o texto. São Paulo: Hucitec, Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, 1974.
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